A desfibrilação precoce faz parte do terceiro elo do conceito de Reanimação Cardiopulmonar denominado Corrente da Sobrevivência, logo, usar corretamente um desfibrilador é de suma importância quando o assunto é salvar uma vida.

O curso do DEA (Desfibrilador Externo Automático) é Ideal para pessoas e empresas que possuem a necessidade de realizar a capacitação no manuseio do DEA e na realização das atuais manobras de RCP.

A carga horária do curso é de 08 horas e pode ser cursado por qualquer pessoa independente de formação ou profissão. O curso inclui noções de anatomia e fisiologia, sistemas de emergência, biossegurança e aspectos legais da prestação de socorro.

TEMAS ABORDADOS DURANTE O CURSO

Conteúdo Programático

– Aspectos legais e éticos do uso do DEA no Brasil.

– Anatomia e fisiologia do Sistema Circulatório.

– Avaliação do Cenário: Cinemático do trauma.

– Avaliação Inicial: Vias Aéreas; Respiração; Circulação.

– Como e quando utilizar o DEA.

– Desfibrilação Precoce.

– Diferentes modelos de DEA.

– Inspeção e Manutenção do DEA.

– Marca-passo e Desfibriladores Implantados.

– Reanimação Cardiopulmonar.

– RCP e DEA.

 

Método: O curso de Suporte Básico de Vida e uso do Desfibrilador Externo Automátuico é ministrado com o uso de textos, imagens e mini vídeos através de data show com computador e discussões complementares com o instrutor. Os participantes serão submetidos a treinamentos práticos em manequins de treinamento. Manobras de reanimação cardiopulmonar: técnicas de ventilações artificiais e compressões torácicas em manequins.