CFBC - CUrso de Formação de Bombeiros Civis | Smart Bombeiros

A ACADEMIA DE BOMBEIROS S.M.A.R.T. tem como objetivo formar simultaneamente bombeiros civis e cidadãos capazes de responder eficazmente as necessidades que o exercício da profissão lhes exige.

 O Curso de Formação de Bombeiro Civil é um curso profissionalizante que atende os descritos na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR (Norma Brasileira) 14.608 Bombeiro Profissional Civil.

A profissão de Bombeiro Civil existe no Brasil desde os anos 60, vem crescendo a cada ano e já é consagrada pelo mercado de trabalho sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho, tendo sido regulamentada através da Lei Federal n⁰ 11.901, de 12 de Janeiro de 2009.(D.O.U. de 13 de Janeiro de 2009)

O Bombeiro Profissional Civil é um elemento pertencente a uma empresa especializada, ou da própria administração do estabelecimento com atuação exclusiva, que presta serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergência em edificações e eventos e que tenha sido aprovado no curso de formação.

O Bombeiro Profissional Civil trabalha como empregado ou prestador de serviço em condomínios, comércios, shoppings, indústrias local de shows ou eventos diversos, é vinculado aos departamentos de Segurança e Segurança do Trabalho.

O Grau de escolaridade mínimo exigido para a realização do Curso de Formação de Bombeiro Civil é o ensino fundamental, equivalente a 8º série.

De acordo com o dimensionamento e aplicação de bombeiros profissionais civis em edificações constantes na NBR 14.608, na descrição comercial em áreas superiores a 1.500 metros quadrados até 5 mil metros quadrados é necessária a presença de (01) um bombeiro civil; acima de 5 mil metros quadrados até 10 mil metros quadrados são necessários (02) dois bombeiros e acima de 10 mil metros quadrados, (01) um para cada 5 mil metros quadrados por turno de trabalho.

Ob.: Estes números devem ser calculados levando-se em conta o grau de risco e ocupação do estabelecimento, sendo aplicados a Órgãos públicos estaduais, federais, e empresas privadas.

Devido à escassez de profissionais habilitados e qualificados, capazes de atender a demanda, o mercado tornou-se amplo principalmente nos grandes centros.

Nas diversas atividades desenvolvidas cabe ao bombeiro civil:

  • Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
  • Prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente;
  • Fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais;
  • Desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência do cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios;
  • Orientar a comunidade sobre o cuidado com acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores, etc.